Um conto, sendo uma história curta, pode ser constituído por apenas um período.
Mas em geral a gente quer se expandir um pouco mais, desenvolver algum fato, falar de algum incidente significativo ou imprevisível, enfim, um acontecimento. Que pode até ser narrado em apenas um período.
Assim, o acontecimento é o primeiro componente do conto.
Se o acontecimento é tudo que tem no conto, esse pode divertir, mas não emocionar. Não passa de uma anedota.
Seja qual for o tipo de personagem — coisa ou gente — suas emoções é que vão atrair a participação, a empatia do leitor. Há personagens marcantes, cujo caráter se torna paradigmático. É o caso de Nick, de muitos contos de Hemingway.
Então, o personagem é o segundo elemento do conto.
Mesmo que o conto se passe no espaço sideral, esse ambiente tem que ser descrito. As circunstâncias em que se encontra o personagem precisam ser mostradas ao leitor. O lugar é crítico e isso tem que ficar bem claro — explícito.
Para criar o ambiente e as circunstâncias é preciso ter algo que envolva o leitor.
Uma boa descrição é o terceiro elemento da história.
Há lugares que passam uma sensação de bem-estar, de tranquilidade. Outros constrangem, geram ansiedade e desconforto. A atmosfera do lugar é fundamental para criar no leitor a predisposição de acreditar na história. Essa atmosfera liga-se direto com os sentimentos do personagem.
O quarto elemento do conto é a ambiência, a atmosfera.
Os elementos iniciais de uma história curta são, portanto, acontecimento, personagem, descrição e atmosfera.
Parece simples, mas esses elementos bem elaborados podem resultar em contos magníficos.
Mas em geral a gente quer se expandir um pouco mais, desenvolver algum fato, falar de algum incidente significativo ou imprevisível, enfim, um acontecimento. Que pode até ser narrado em apenas um período.
Assim, o acontecimento é o primeiro componente do conto.
Se o acontecimento é tudo que tem no conto, esse pode divertir, mas não emocionar. Não passa de uma anedota.
Seja qual for o tipo de personagem — coisa ou gente — suas emoções é que vão atrair a participação, a empatia do leitor. Há personagens marcantes, cujo caráter se torna paradigmático. É o caso de Nick, de muitos contos de Hemingway.
Então, o personagem é o segundo elemento do conto.
Mesmo que o conto se passe no espaço sideral, esse ambiente tem que ser descrito. As circunstâncias em que se encontra o personagem precisam ser mostradas ao leitor. O lugar é crítico e isso tem que ficar bem claro — explícito.
Para criar o ambiente e as circunstâncias é preciso ter algo que envolva o leitor.
Uma boa descrição é o terceiro elemento da história.
Há lugares que passam uma sensação de bem-estar, de tranquilidade. Outros constrangem, geram ansiedade e desconforto. A atmosfera do lugar é fundamental para criar no leitor a predisposição de acreditar na história. Essa atmosfera liga-se direto com os sentimentos do personagem.
O quarto elemento do conto é a ambiência, a atmosfera.
Os elementos iniciais de uma história curta são, portanto, acontecimento, personagem, descrição e atmosfera.
Parece simples, mas esses elementos bem elaborados podem resultar em contos magníficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário